quarta-feira, 22 de janeiro de 2003

Helen Luz: novo desafio na Espanha


A armadora Helen Luz está pronta para mais um desafio em sua vitoriosa carreira. Após ganhar o merecido reconhecimento na WNBA jogando pelo Washington Mystics, a jogadora da Seleção Brasileira Feminina está de malas prontas para atuar em 2003 no basquete espanhol. Helen viajará nesta quarta-feira à noite (dia 21/01), para a cidade de Zaragoza, onde será apresentada como o grande reforço do Filtros Mann, equipe que disputa a primeira divisão da Liga Espanhola Feminina.

- Nesta quinta e sexta-feira já estarei treinando com minhas novas companheiras e no próximo sábado viajarei com a equipe para o último jogo da Claudinha (armadora da seleção brasileira) pelo Filtros Mann. Minha estréia deverá acontecer no dia 1° de fevereiro na partida contra o Yaya Maria de Lugo ? afirmou Helen, que assinou um contrato com duração de três meses com o time de Zaragoza.

Para dar início nesta empreitada no basquete europeu, Helen teve que comunicar sua saída do Unimed/Americana, time pelo qual conquistou o vice-campeonato brasileiro na temporada 2002/2003.

- Conversei no domingo passado com o Paulo Bassul (técnico de Americana e assistente técnico de Antônio Carlos Barbosa na Seleção Brasileira) sobre a minha saída. Vou deixar a equipe de coração partido já que a cidade de Americana e os patrocinadores me acolheram muito bem ? comentou a jogadora.

Na Espanha, Helen Luz não deverá ter muitos problemas de adaptação, pelo menos quando o assunto for sua família. Além dela, que irá atuar em Zarogoza, suas duas irmãs também estarão jogando pelo basquete espanhol: Silvinha (acertou sua transferência de Americana para o time de Ibiza) e Cintia que atua no Rivas, equipe da segunda divisão do basquete feminino espanhol.

- Depois de atuarmos juntas em Americana, a Silvinha será minha adversária na Liga Espanhola. Já a Cintia está jogando numa equipe da segunda divisão da Espanha. Quando bater a saudade das minhas irmãs vou lembrar que elas estão no mesmo país do que eu ? disse.

Sobre o projeto da CBB (Confederação Brasileira de Basquete) de manter as principais jogadoras da Seleção Brasileira atuando no Brasil, para facilitar na preparação visando o Pan-Americano e o Pré-Olímpico este ano, Helen está aguardando uma resposta oficial da entidade para definir sua situação.

- Após cumprir o contrato com o Filtros Mann Zaragoza até o final de abril de 2003, estarei viajando para o Estados Unidos onde irei me apresentar ao Washington Mystics para a temporada regular da WNBA, que vai de maio à outubro deste ano. Acho importante essa preocupação da CBB com as principais jogadoras brasileiras, mas tenho que pensar com calma o que realmente será melhor para minha carreira. Espero que as coisas possam ser definidas da melhor forma possível e que nenhuma das partes sejam prejudicadas - finalizou Helen.

Nenhum comentário: