quarta-feira, 24 de setembro de 2003

Érika, uma pivô ao estilo 'Rodman'


Só no rosto de Érika, os piercings estão na sobrancelha direita, na língua, na orelha...


Érika Cristina de Souza é a "versão feminina de Dennis Rodman" - não pelas farras, mas por chamar atenção como o ex-pivô da NBA: a brasileira adora "adereços" no corpo: tem nove tatuagens e cinco piercings.

"A primeira tatuagem fiz em 1998, quando vim do Rio para o BCN/Osasco. É o Pernalonga", conta uma das caçulas do time, de 21 anos. "Depois fiz meu nome em japonês, um golfinho, uma bandeira do Brasil, um sol e uma lua, três estrelas coloridas e Lindinha, Florzinha e Docinho, das Meninas Super-Poderosas."

Prata no Mundial Sub-21, na Croácia, em julho, a pivô se juntou à equipe adulta, que conquistou a vaga olímpica no México.

Érika tem piercings na língua, umbigo, nariz, sobrancelha e orelha. "Tenho de tirar quase tudo para jogar. Só deixo o da língua e nariz, que é pequeno."

Descontraída com seu 1,97 m e 85 kg, conta que não queria jogar basquete.

"Comecei tarde, aos 16 anos, no Projeto Vila Olímpica da Mangueira. E só porque meus vizinhos e amigos falavam que eu era alta e tinha de jogar basquete. Tudo começou em uma pracinha em Campina Grande. Meu padrinho ficava comigo jogando, dizendo que eu tinha potencial. Mas, para ser sincera, eu não gostava daquilo. Achava basquete um esporte muito masculino."

Mas um técnico do Rio chamou a pivô para jogar em São Paulo. "Minha mãe deu força, não ficou preocupada. Disse que eu poderia voltar para casa sem problemas se não encontrasse o que eu queria em São Paulo. Quando cheguei no BCN já fui convocada para a Seleção Juvenil, e hoje o basquete é tudo para mim."

Nesta temporada, Érika vai jogar em Ourinhos. Em 2001/2002, foi campeã da WNBA pelo Los Angeles Sparks. "Estou pisando em nuvens até agora. Nem acredito que posso ir a uma Olimpíada. Claro que é o sonho de todo atleto, e eu tenho muita sorte. Já fui campeã brasileira pelo São Paulo, campeã da WNBA, vice-mundial com a Seleção Sub-21... Agora vai vir uma medalha olímpica."

Das tatuagens, a mais nova são três estrelas, atrás da orelha esquerda.

"Adoro estrelas. Pode ver meus brincos. É porque sou uma garota estrelada, vocês vão ver só!"


Fonte: Estadão

Nenhum comentário: