sábado, 7 de janeiro de 2006

Membro da comissão técnica vende medalha de campeã mundial pela Internet



Estou sentado a frente do computador e parado. Faltam-me palavras para dizer o que sinto. Certos fatos te pegam de forma tão surpreendente que você mal consegue digerí-los, julgá-los. Apenas sente.

Essa nova notícia, eu sinto com dor.

Aprendi a gostar de basquete com Paula e Hortência, que são, na minha opinião, o que eu vi de melhor e mais genial em quadra nesses meus 26 anos de vida. As duas despertaram em mim uma paixão tão genuína e incondicional que sobreviveu mesmo a aposentadoria das duas e ao estado de absoluta mediocridade que a modalidade se encontra no momento. Uma paixão, que no entanto, esfria a cada dia, já que não é nutrida por mais nada. Não há basquete de qualidade nas quadras, não há público. Os torneios nacionais são de várzea. O técnico da seleção brasileira é um equívoco. O basquete da seleção é de quinta categoria. O Mundial que se aproxima será um fiasco, como tudo que a administração de Grego já produziu nesses anos medíocres.

Assim, felizmente, tenho certeza que essa paixão passará e será em breve apenas uma doce lembrança.

O basquete feminino não existe no país. É uma fábula. Que um dia conseguiu um milagre: um título mundial, símbolo maior dessa geração que nos encantou.

Na minha memória e de algumas outras pessoas, esse título permanecerá vivo. Sempre.

A verdade, no entanto, é que, hoje, pouco importa o ontem.

Que importa a glória, as conquistas, num esporte que não dá o mínimo de dignidade às suas atletas, treinadores e público?




No site de leilões virtuais, Mercado Livre, uma usuária está anunciando a medalha de campeã no Mundial da Austrália, em 1994, por 19.900 reais, bem como a Cruz do Mérito Desportivo, por 15.000 reais.

No próprio site, é possível saber que a pessoa que se desfaz das preciosidades por "problemas particulares" é a médica Marli Kecorius, com mais de 10 anos de serviços prestados à CBB.

É triste, muito triste. Imagino que somente motivos muito fortes podem levar alguém a tomar tal atitude.

Seja o que for, é esse o cenário do basquete feminino brasileiro.

Sua maior glória está à venda na Internet, por menos de vinte mil reais.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-38475152-cruz-do-merito-desportivo-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-38474427-medalha-de-campe-mundial-_JM



Nenhum comentário: