sexta-feira, 26 de junho de 2009

COMENTÁRIOS: Bassul, Hortência, Helen, Clarissa e Mariana

A seleção brasileira adulta feminina, patrocinada pela Eletrobrás, inicia um novo ciclo olímpico a partir do dia 5 de julho. A primeira competição oficial é a Copa América / Pré-Mundial de Cuiabá, de 23 a 27 de setembro. O técnico Paulo Bassul fala sobre a convocação e como será a primeira fase de treinos. E mais as opiniões da diretora do departamento feminino da CBB, Hortência Marcari, e das jogadoras Helen Luz, Clarissa Santos e Mariana Camargo.

ENTREVISTA PAULO BASSUL
CONVOCAÇÃO
Fizemos uma convocação ampla pois, nas primeiras três semanas estaremos com apenas 15 atletas. Incluímos três estreantes na equipe adulta e trouxemos de volta a Alessandra e a Helen. O objetivo foi fazer uma transição menos brusca. As duas são tecnicamente indiscutíveis e a experiência delas trará mais suporte e tranquilidade para a equipe.
AUSÊNCIAS NAS PRIMEIRAS SEMANAS
Não contaremos com nove atletas no inicio da preparação. A pivô Kelly, que está no Equador; e as cinco que jogam em Ourinhos e estarão no Campeonato Sul-Americano de Clubes. Érika e Iziane estão na WNBA e a Alessandra já havia me avisado de compromissos pessoais previamente agendados.
PRIMEIRA FASE DE TREINOS
Nas primeiras três semanas, os objetivos principais serão condicionar fisicamente as jogadoras e observar com muita atenção as atletas que estão pela primeira vez na categoria adulta. Será o período propício para testar novas possibilidades.
NOVIDADES
Convocamos três atletas pela primeira vez. A Clarissa já vem se destacando há algum tempo no cenário brasileiro e fez uma bela temporada em Portugal. A Nádia foi um dos destaques do São Caetano no último Campeonato Nacional e tem boa experiência em seleções de base. A Mariana Camargo está jogando bem no basquete universitário. Além disso, tem uma boa estatura (1,79m) para a função de armadora.
Para a diretora do departamento de basquete feminino da CBB, Hortência Marcari, foram convocadas as melhoras jogadoras para defender o Brasil.

— Uma volta muito importante da Alessandra e da Helen. A mistura de juventude com experiência é muito útil para o desenvolvimento técnico de uma equipe. Quanto aos treinamentos, estamos oferecendo o melhor para o grupo, em termos de conforto e condições de trabalho para que todas cheguem muito bem preparadas para a temporada. (Hortência – diretora).

OPINIÃO DAS ATLETAS

— A convocação está sendo uma surpresa para mim. Eu já tinha deixado a seleção em 2006, após o Mundial, mas foi um pedido da Hortência para que eu retornasse e isso pesou muito na minha decisão. Depois do Mundial, o basquete brasileiro feminino não teve bons números, inclusive nos Jogos Olímpicos de Pequim. Se eu posso contribuir com a minha experiência, eu vou vestir a camisa da seleção com o maior orgulho, como sempre tive, e brigar pelo título da Copa América. (Helen Luz – ala/armadora).

— Minha maior expectativa é aprender. Vou ter a oportunidade de conviver com atletas que já jogam há muito tempo e podem me ensinar coisas novas. A Copa América é uma competição de grande porte, uma experiência nova para mim e que certamente irá acrescentar muito à minha carreira. (Clarissa Santos – pivô)

— Cheguei há menos de um mês dos Estados Unidos, onde estava estudando e jogando desde 2005, e a convocação é uma grande novidade. Já estive em seleções brasileiras de base e participei de três Sul-Americanos, mas com a adulta será a minha estreia. Estou ansiosa para treinar com as meninas que eu não jogo há muito tempo. (Mariana Camargo — ala/armadora)

Fonte: CBB


7 comentários:

luis augusto simon disse...

iziane de novo? Não dá para acreditar!!!! começamos mal

helton disse...

Maravilha o retorno da Helen e Alessandra.
A convocação da Palmira, espero que o Bassul seje honesto na definição das 12

murilo sp disse...

acho legal essa seleção, que bom que a ega nem foi convocada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, nunca jogou nada mas agora quem vai fazer o papel de pivo 4 , vcs que não venham me falar que vai ser a franciele pois ela ainda é imatura pra isso, estou em dúvida entre a mamá e a kelly pois sei que na olimpiadas em sidiney a kelly entrava de 4 e 5 acho que ela terá mais oportunidade de jogar de 4 se ela ficar em forma, doque a mamá

Anônimo disse...

Galera vamos pelo menos uma vez dar um voto de confinça, caso dê errado vamos meter a boca mesmo.
Valeu, as meninas precisam de nós!!!
Ass. Brasileiro

Helton disse...

um milhão de vezes a Franciele do que a Mamá.E ela ja provou ser melhor nas olimpiadas e nos dois pre olimpicos...

Anônimo disse...

uma nova mentalidade e esperamos que seja muito proveitoso esse ciclo.Só achei falta da Gilmara, mas do resto assino embaixo.

Anônimo disse...

Esqueceram a Gilmara?