segunda-feira, 29 de junho de 2009

Debutantes experientes na sub-15


A seleção brasileira sub-15 feminina, patrocinada pela Eletrobrás, se prepara para disputar o 16º Campeonato Sul-Americano da categoria entre os dias 10 e 16 de novembro no Equador. Entre as 24 convocadas pela técnica Janeth Arcain para a primeira fase de preparação, quatro atletas já sabem muito bem o que é defender o Brasil numa competição oficial. Com apenas 15 anos, Bruna Werberich (PR), Maria Claudia Teixeira (MA), Natália Saar (PR) e Thamara Freitas (RJ) são as veteranas da equipe que está treinando em Santa Bárbara D’Oeste. As jogadoras foram vice-campeãs no Campeonato Sul-Americano Sub-15 do Paraguai, em 2008.

Um dos principais nomes da nova geração, Bruna foi peça importante no Sul-Americano. A atleta do Colégio Alfa Medianeira, no Paraná, anotou 46 pontos, 17 rebotes e nove assistências nos sete jogos que participou. O aprendizado servirá como base para a competição deste ano.

— A cada jogo eu aprendia mais e mais. A gente sempre tinha que se esforçar e se dedicar mais do que na partida anterior. Estar representando o Brasil é um orgulho muito grande e tinha que dar o meu melhor, estar ligada em tudo. Querendo ou não, quando se veste a camisa brasileira, a responsabilidade aumenta. E como já passei pela euforia e o nervosismo de estrear numa competição internacional, acho que isso vai me ajudar a manter ainda mais o equilíbrio nas partidas. Mas antes de tudo, tenho que treinar forte nas fases de preparação e conquistar a minha vaga entre as doze para poder colocar em prática o que aprendi na temporada passada.

A maranhense Maria Claudia também deu sua contribuição para garantir o Brasil na final. A pivô jogou seis partidas, pegou 19 rebotes, marcou 14 pontos e deu cinco assistências. A experiência foi importante para o seu amadurecimento como atleta.

— Participar do Sul-Americano foi uma excelente experiência para mim. Ainda mais por estar na categoria um ano acima da minha. Tive a oportunidade de jogar contra equipes estrangeiras, vivenciar o clima de seleção brasileira. Sinto que amadureci muito como atleta e estou muito mais confiante este ano. Treinar com a Janeth está sendo outro grande aprendizado. Estou me dedicando bastante, procurando melhorar a cada treino para me manter no grupo.

Natália Saar joga em São José dos Pinhais, no Paraná, e se sente mais confiante após a participação no Sul-Americano no ano passado. A lateral, que assinalou 18 pontos, 14 rebotes e quatro assistências em cinco jogos, pretende ajudar o grupo com o que aprendeu sobre as equipes sul-americanas.

— Estou muito mais confiante este ano. A primeira vez que a gente se apresenta na seleção é tudo novidade, a gente fica muito mais nervosa. Ainda fico com um friozinho na barriga, afinal é uma responsabilidade grande defender o seu país, mas consigo controlar melhor a ansiedade. Aprendi muita coisa no Sul-Americano e pude ver o estilo de jogo dos outros países. Diferente do ano passado que eu não conhecia nada, acho que agora posso ser útil ao grupo nesse sentido.

No Sul-Americano, Thamara era a mais alta e a mais nova do grupo. Mesmo assim, não deixou que a idade atrapalhasse na hora do jogo. A pivô carioca não se intimidou e garantiu 51 rebotes e 25 pontos para o Brasil em sete jogos.

— É um alívio não ser a mais nova e nem a mais alta do time. O lado bom disso era que eu me cobrava bastante ter um bom desempenho sempre. Hoje quero ter uma boa atuação porque quero ser uma excelente jogadora e ajudar a minha equipe a vencer. Fiquei feliz por ser convocada novamente e espero poder retribuir a confiança que a comissão técnica teve em mim. Estou treinando forte para isso. Quero ajudar a seleção com o que aprendi no ano passado.

A primeira fase de treinamento da seleção brasileira sub-15 feminina, patrocinada pela Eletrobrás, termina na segunda-feira (dia 29). Até lá, as meninas ficam treinando sob o comando da técnica Janeth Arcain em dois períodos (10h às 12h e 17h às 19h), no ginásio Djaniro Pedroso, em Santa Barbara D’Oeste.

Nenhum comentário: