terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Desabafo de Ferreto ganha voz, e técnicos reclamam de declarações de Hortência

Urubatan Paccini, do Ourinhos, diz que seleção nunca dependeu de estrangeiros. Para Laís Elena, do Santo André, Rainha errou o tom

João Gabriel Rodrigues

O desabafo de Edson Ferreto, técnico de Catanduva, após a vitória na primeira partida da final do Nacional feminino , ganhou voz entre os outros treinadores. Chateado com as declarações de Hortência sobre o nível dos comandantes brasileiros, Ferreto pediu respeito por parte da Rainha. Urubatan Paccini, do Ourinhos, outro finalista, concordou com o colega.

- Eu também acho que desde que exista uma programação, um calendário bem feito, visando às Olimpíadas, ao Mundial e ao Brasileiro, nós teremos mais qualidade. A gente passa por momentos de turbulência com jogadores, e o técnico é o culpado. Eu acho que nós somos capazes. O Brasil nunca dependeu de estrangeiros – afirmou, em entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.

Paccini lembra que Hortência nunca foi treinada por técnicos de fora do país em sua carreira na seleção. Além disso, reclamou que os comandantes brasileiros não têm verba para fazer cursos no exterior ou assistir a finais de campeonatos de expressão, como sugeriu Hortência.

- Ela nunca jogou na seleção com técnico estrangeiro. Ficou todo mundo magoado, não só o Ferreto. Nós não sabemos como se fazem as coisas, ninguém sabe como vai jogar, o campeonato para de repente, não tem sequência. Ai quem chega melhor e consegue ter uma sorte maior, leva o campeonato. Eu acho que não é só trazer técnico de fora e fazer intercâmbio. Eu acho que a gente também deve ter essa formação, trazer dirigentes de fora, fazer intercâmbios. Se nós não temos técnico com experiência, também não temos dirigentes para tomar conta de uma seleção para jogar as Olimpíadas, o Mundial.

Técnica do Santo André, que se classificou às semifinais do Nacional, a veterana Laís Elena adotou um tom mais moderado. Ela, que conversou com Hortência após as declarações de Ferreto, criticou o tom da dirigente, mas entende as preocupações da Confederação.

- Eu acho que (as declarações) pegaram mal, sim. Ele (Ferreto) tem razão quando disse os técnicos brasileiros ralaram muito até agora. É devido aos clubes que o basquete brasileiro conquistou várias medalhas, e o trabalho dos técnicos foi muito importante. Eu falei com a Hortência. Ninguém está colocando em dúvida trazer um técnico estrangeiro. O que é desrespeitoso é a maneira como ela colocou suas ideias. Ela me disse que nós tínhamos que reciclar. Para isso, não precisa viajar o mundo. Se ninguém foi até agora é porque a situação não permite. O que a gente não tem é um mínimo de estrutura. Eu não aceito de forma nenhuma a declaração - afirmou.

Sem clube desde que deixou o Americana no ano passado, Branca acredita que Hortência está buscando o melhor para a seleção. A treinadora, no entanto, acha complicado que um técnico chegue agora, já no fim da competição nacional.


- O problema é que os anos se passam e existe muito pouca preocupação com o basquete. Não só a Hortência, mas as gestões anteriores. O basquete fica muito renegado, e a as pessoas ficam bastante doídas por este desprezo. Eu que conheço bem a Hortência, acho que ela está tentando melhor. A gente sabe que existe um sistema, a Confederação que vai colocar o treinador. Mas aí ela também falou demais. Eu acho que ela não está desmerecendo, mas está tentando o melhor. Esta indefinição também com o Bassul atrapalha. E o treinador que for contratado, vai chegar no fim do campeonato. E vai escalar como? Vai viver de vídeo? Mas, no fundo, acho que está tentando proteger.

Fonte: Globoesporte.com

12 comentários:

Anônimo disse...

Admiro Vcs tecnicos Brasileiros em mencionar a nova atuação da nossa Ilustre e Honrada Rainha Magda, opa(Hortencia)...
Eu posso, me de a honra de uma pergunta! Aonde vc ´vai esse final de semana? Rs
Magda, hoje tem jogo do Nacional! Reserva sua Passagem...

Anônimo disse...

achei muito abusada a Hortencia pois ela deveria tentar um técnico daki do Brasil, principalmente eles ja conhecem as atletas e o melhor seria ela esquecer esta ridícula atleta que não quis defender o próprio País. Agora trocar os técnicos será que seria mais fácil Hortência????Vamos valorizar esses técnicos brasileiro, que no decorrer dos anos suaram a camisa para formar atletas.

Anônimo disse...

acabei de ver a entrevista do ferreto na sportv parabéns pela coragem de dizer algumas verdade, primeiro estruturem e tragam mais investimentos pro basquete, depois venham com essa de mudar o comando de renovar, pra se renovar naum precisa trazer alguém de fora, e sim se estruturar o nosso basquete falido, parabéns ferreto pela coragem de dizer só a verdade.
o pior é o lixo de reporter da globo querendo mudar o assunto, esse cara apresenta o programa de esporte aki, ele é mto ruim putz hauahuahaua

Anônimo disse...

hortencia deveria que tomar vergonha nessa cara dela.
pq ela não tá com essa moral toda não!

ética profissional 0!

Anônimo disse...

Tá certa sim Hortencia , vamos acabar com a panelinha!! nojentaaaaaa
RENOVAÇAO Jà!!!!! Não Conhecem mas vão passar a conhecer!!!
Analisar as atletas , parar de fofocas e vcs quererem manipular...

Anônimo disse...

anonimo das 16:17 que escreveu (acabei de ver a entrevista do ferreto na sportv parabéns pela coragem de dizer algumas verdades, primeiro estruturem e tragam mais investimentos pro basquete) ............essas palavras são minhas eu postei na comunidade de catanduva , é minha opinião , saiba que não é certo fazer plagio, tenha sua própria opinião.......identifique-se!!!!!

Anônimo disse...

anonimo das 16:17 que escreveu (acabei de ver a entrevista do ferreto na sportv parabéns pela coragem de dizer algumas verdades, primeiro estruturem e tragam mais investimentos pro basquete) ............essas palavras são minhas eu postei na comunidade de catanduva , é minha opinião , saiba que não é certo fazer plagio, tenha sua própria opinião.......identifique-se!!!!!

Fernando Santos disse...

Eu nao sei, acho que os tecnicos daqui tbm nao conhecem as atletas que temos, afinal, as coisas nao acontecem!

Anônimo disse...

O basquete esta nesta situação porque não se põe as pessoas certas para trabalhar.
Não existe uma filosofia de trabalho, cada um trabalha de uma maneira vendo o própio umbigo, não existe uma linha de trabalho entre as categorias de base e a seleção adulta, são pessoas novas que acham que sabem de tudo, mas não tem um pingo de experiencia para estar em uma seleção brasileira. São técnicos, preparadores físicos que estão no cargo por saberem puxar o saco, são uns baba ovo.Enquanto se manter esta filosofia infelizmente não vejo perspectiva de melhora.
Na minha opinião o Paulinho é o técnico certo para comandar esta seleção, ele conhece as jogadoras tem comando e tambem deveria orientar os trabalho das catégorias de base, pois o que interessa é a formação dessas jogadoras para a seleção adulta.

Anônimo disse...

A Branca tá pedindo um cargo na CBB......hehehehe

Anônimo disse...

Concordo com meu amigo anonimo, são técnicos e preparadores que ganham uns campeonatos sem expresão de categoria de base e se acham os maiorais.Quando ganharem algum Brasileiro, Sul Americano, Paulista, Mundial Inter Clubes assim com a Laiz, Paulinho, Vendramine, Borracha, Ferreto, ai sim que sabe eles possam cantar de galo.
Abraços

Anônimo disse...

A Hortencia está certissima, tem trocar o comando,e colocar técnicos jovens como assistentes,nao temos talentos
P.S quem é Iziane? Veja a situaçao, que o basquete fem se encontra.Uma tal Iziane fazendo um barulhao desses.Imagine a preocupaçao da Magrela.