quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Basquete brasileiro agradece a Helen Luz (CBB)

009b Helen Luz se despediu da vitoriosa carreira de jogadora de basquete esta semana. A campeã mundial (Austrália/94) e medalha de bronze olímpica (Sydney/2000) fez sua última partida como profissional na disputa da semifinal da Liga de Basquete Feminino, defendendo Americana. Dona de um currículo extenso e de uma personalidade marcante, Helen, de 38 anos, recebe o carinho da comunidade do basquete.
 
“A Confederação Brasileira de Basketball agradece a Helen Luz pelos vinte anos dedicados à seleção do Brasil. Helen é um exemplo para todas as gerações do basquete. Sua dedicação, talento, garra e profissionalismo jamais serão esquecidos. Uma líder nata, esteve presente em grandes conquistas do nosso esporte não só com sua habilidade nas quadras, mas com o equilíbrio e disciplina que fez dela uma grande capitã. Obrigado, Helen!” agradeceu Carlos Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Basketball.
 
“A Helen foi uma atleta muito importante para o Brasil. Grande companheira, uma pessoa de excelente índole e com um talento maravilhoso. A precisão nos arremessos de três pontos dela impressionou a todos. Fomos companheiras de quarto na primeira seleção adulta dela e pude acompanhar sua evolução e sua conduta sempre correta e amiga” disse Hortencia Marcari, diretora de seleções femininas da CBB.
 
“Desde pequena a Helen é determinada, prestativa, enfim, um exemplo de menina. Tenho muito orgulho de tê-la acompanhado nos primeiros passos no esporte, dos 11 aos 15 anos. Trabalhei com ela outras vezes (em Paulínea, Americana e no Paraná) e posso dizer que ela nunca mudou sua essência. Na última experiência juntos, no campeonato Mundial do Brasil, em 2006, Helen me ajudou bastante com sua vivência. Enfim, foi uma felicidade para mim conhecer não só a Helen, como toda a família Luz”, elogiou Norberto José “Borracha”, primeiro técnico de Helen, no Colégio Divino Salvador, em Jundiaí.
 
“Nos nove anos em que trabalhei com a Helen na seleção, ela sempre foi titular, tanto por sua qualidade técnica como pela postura dentro e fora da quadra. É um exemplo de comportamento a ser seguido por todos”, explicou Antonio Carlos Barbosa, técnico da seleção brasileira feminina adulta de 1997 a 2006.
 
“É sempre difícil encerrar um ciclo, ainda mais de uma carreira tão bem sucedida como a da Helen. Mas como foi uma decisão bem pensada e planejada, ela vai passar muito bem por essa fase de adaptação. Comigo foi assim. A gente precisa primeiro de um tempo para curtir a folga da vida de atleta. Depois, sentimos saudades da quadra e, com o tempo, aproveitamos a nova fase. Boa sorte, Helen“ comentou Janeth Arcain, ex-companheira de Helen na seleção, que encerrou a carreira como jogadora nos Jogos Pan-Americanos de 2007.
 
“A Helen foi uma das atletas de maior equilíbrio emocional com quem trabalhei. Além de grande habilidade técnica, uma pessoa acima de tudo, elegante, dentro e fora de quadra”, concluiu Miguel Ângelo da Luz, técnico campeão mundial em 1994.

Resposta da Helen:

Olá queridos amigos,
Gostaria, mediante a Confederação Brasileira de Basketball agradecer a todos pelas mensagens de carinho que recebi até agora desde a minha última partida como jogadora profissional de basquete.
Quero aproveitar para agradecer aos profissionais com os quais convivi, desde técnicos até os roupeiros, passando pelos dirigentes, médicos, fisioterapeutas, jogadoras, jornalistas e torcedores que tanto carinho me deram nos diferentes clubes em que eu joguei.
Vou me esforçar como sempre fiz para melhorar o basquete brasileiro, só que agora do lado de fora da quadra.
Não quero terminar sem agradecer a Deus pelo talento que me deu, onde eu pude me doar ao máximo em todos os momentos da minha carreira. Aos meus pais, meus irmãos e demais familiares, meu marido e a família dele, que me acolheu como filha.
Obrigada e que Deus os abençoe a todos.
Helen Luz

12 comentários:

Marco Antonio disse...

Um exemplo de Humildade e dedicação ao Basquete,minha filha é jogadora Infanto e vócê é um exemplo as novas gerações.
Parabéns,mas não fique fora do BF, o esporte precisa de pessoas como voce.

cleide de SP disse...

HELEN MINHA ESTRELA.
COMO TORCEDORA,DEIXO AQUI MEUS
PARABENS POR VOCE SER ESSA PESSOA MARAVILHOSA
SEREMOS GRATAS ETERNAMENTE POR TODA SUA DEDICAÇÃO E TALENTO....
AGORA COMO AMIGA ,PEÇO A DEUS QUE CONTINUE NOS DANDO A ALEGRIA DA CONVIVENCIA ,AMIZADE SEM FRONTEIRAS, TEMPO, OU LUGAR
OBRIGADA AMIGA E ATÉ SEEEEMPREEE.
papparazzi nº 1 hahahahaha

cintia luz disse...

Oi He queria como irma e admiradora agradecer por tudo que vc fez pelo nosso basquete e espero que continue fazendo, eu sei o que passou ou melhor o que passamos todos esses anos dedicados,muito trabalho, viagens, etc...... deixo essa mensagem publica pq merece te amo sempre bjs cintia luz

Dilma disse...

PARABÉNS Helen pela sua sempre assídua dedicação ao nosso basquete. Exemplo a ser seguido, com certeza.
Sou mãe da Mariana.
Abraço Gigante e seja muito feliz!

Anônimo disse...

Por que ela não vira comentarista esportiva nos jogos de basquete feminino?? Ela fala muito bem.

Deixa o Byra Bello para masculino

Anônimo disse...

Helen Parabens e obrigado por tudo que vc fez pelo Brasil...
E obrigado por fazer historia em americana tbb.. vc sempre sera bem vinda aqui.. obrigado por tudoo!!!

Ricardo disse...

Seria muito bonito uma partida de despedida pela seleção brasileira!!!


A Helen merece todas as homenagens, muita dedicação, postura exemplar e talento!!!!



Parabéns!!!!

Kleiton disse...

Valeu Helen!!!!!
Obrigado por tudo

Anônimo disse...

Melhor frase da entrevista com a Helen:

"Vou me dedicar à gestão esportiva, o Brasil ainda está tateando nessa área. Geralmente você estuda para depois viver a experiência. Eu vivi a experiência e agora quero estudar, quero contribuir para o basquetebol."

Inteligente e sensata, Helen não quer repetir o mesmo erro de Hortência e Janeth, mas sim seguir o exemplo coerente da Paula que antes de se meter numa nova área foi estudar.


Parabéns!!!!

Anônimo disse...

Obrigado Helen!
Obrigado por tudo que você fez pelo basquete brasileiro.
Obrigado por ser essa maravilhosa pessoa, que defendeu a cidade de Americana até o ultimo minuto da sua carreira.
Saiba que Americana agradece por ter tido uma jogadora com esse carater.
Saiba que a nossa cidade estara sempre de portas abertas pra você, e quem sabe um dia você volte aqui, em Americana, para ser uma tecnica ou uma administradora esportiva.
Sou seu fã.
Boa sorte!
P.S.: gostaria muito de um dia te conhecer pessoalmente.
Obrigado!
Daniel Godoy

Anônimo disse...

Obrigado, Helen !
Vc é exemplo de talento, humildade e profissionalismo.
Sucesso e felicidades na nova empreitada,.
Deus te abençoe.
Gde beijo,
Basqueteiro de Catanduva

Anônimo disse...

Bem que a Helen poderia encerrar a carreira em Araçatuba junto com a sua irmã Silvia,aii sim seria um encerramento de carreira brilhante,em sua terra natal...muita luz pra ti em sua nova caminhadaa...valeww...